Curso de Casais

O curso para casais, Superando as Diferenças, tem como objetivo fortalecer o casal na fé e conscientizá-los da importância do casamento na presença de Deus. O homem e a mulher quando se casam precisam estar cientes das diferenças um do outro e superá-las. Esse curso foi pensado e elaborado com base nos ensinamentos bíblicos, leituras complementares e a prática com cursos de casais, buscando superar problemáticas atuais dentro do casamento: crise de identidade; deformação de caráter; individualismo; desobediência e um esfriamento na Fé. Observamos (durante muitos cursos e acompanhamentos de casais) a ausência de entendimento sobre o que é uma união conjugal perante o Senhor, a ausência de uma comunicação transparente, feridas emocionais, uma distorção na educação de filho (a/s), problemas conjugais graves, insatisfação na área sexual, finanças fora de controle, o esposo não exercendo o sacerdócio e a esposa rejeitando a ideia de submissão.

As Lições

O curso de casais Superando as Diferenças é realizado em 10 (dez) aulas, sendo uma por semana com duração de duas a três horas. Para um melhor aproveitamento, as turmas são entre 4 (quatro) a 6 (seis) casais, e ainda um casal líder da turma e outro casal como líder em treinamento.

O curso aborda temas do dia a dia de casais, fazendo uma reflexão sobre os princípios que norteiam uma aliança no Senhor.

Apresentação do curso e dos casais. Nesse momento é feito o acolhimento dos casais e compartilhado com eles a responsabilidade da realização do curso. Pois o envolvimento do aluno é fundamental no resultado individual, conjugal e no grupo.

Casamento consolidado em Deus. Deus criou o homem e a mulher e formou uma família para que ambos fossem felizes e desfrutassem da vida e da convivência conjugal. Compreender o Propósito divino do casamento e colocá-lo em prática alegra o Senhor

Comunicação com Transparência. Saber falar, não significa que sabemos nos comunicar. Não pode haver comunicação com dois monólogos falando. Ao expressar uma ideia, um sentimento, uma opinião, geralmente não consegue entendimento daquilo que tem em mente. Pois o que tem a dizer é tão importante quanto a maneira que fala.

As feridas da alma e a Prática do Perdão. Se a falta do perdão causa tanto estrago na família e na sociedade, por que as pessoas insistem em não perdoar quem as ofendeu? É uma pergunta pertinente para inúmeras respostas.

Princípios para um casamento saudável. Os casais precisam estar cientes que a quebra de princípios irá gerar conflitos. Que em uma união conjugal existem necessidades básicas e adaptações a serem desenvolvidas para um casamento bem sucedido.

Criação de Filhos. A família, a igreja e sociedade de uma maneira geral se encontram doentes em sua identidade, princípios e espiritualidade. Vemos famílias deformadas em seus valores e produzindo filhos deformados em sua identidade.

Sexualidade. Alguns ainda se surpreendem quando descobrem que a Bíblia tem muitas referências à relação sexual. Estão acostumados a escutar conversas maliciosas e piadas obscenas que vulgarizam e rebaixa esta bela relação. Alguns até se escandalizam quando se trata deste assunto na Igreja, como se este fosse um tema impróprio para a vida cristã.

Finanças a luz da Bíblia. Falar de finanças dentro de um casamento é sempre muito desafiador, pois geralmente tem um mais conservador, mais seguro, enquanto o outro é mais mão aberta. Você deve obter controle total sobre o seu dinheiro, ou a falta dele governará você para sempre. Dinheiro na mão sem um propósito é um recurso perdido.

Os papéis na união conjugal. Em um relacionamento conjugal os cônjuges exercessem papeis definidos cumprindo o propósito que Deus os deu. Estes se ajudem mutuamente a cumprir a missão de glorificar a Deus.

Depoimentos e confraternização. É um momento de depoimentos sobre a trajetória do casal durante o curso, desafios, progressos e pontos em crescimento.

Artigos e Devocionais

Faça Parte do Superandos a Diferenças!

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das nossas novidades.